Descrição enviada pela equipe de projeto. A marca de calçados dinamarquesa Ecco contactou os arquitetos da Dissing+Weitling no final de 2011 para um ambicioso projeto de um centro para os próprios empregados da Ecco e hóspedes de conferências externas. Além dos requisitos específicos das instalações do centro - 50 quartos de hotel, showrooms, salas multiuso - os clientes expressaram a vontade de um edifício inovador e sustentável que faria parte da visão da Ecco em se tornar a melhor empresa de calçados do mundo.
A partir destas diretrizes, Dissing+Weitling criou um centro de conferência da qual todas as características de projeto convergem na expressão dos valores fundamentais da empresa.
Ecco é atualmente a segunda maior fabricante de calçados do mundo. Para atender os próprios ideais exigentes em relação a responsabilidade social e qualidade, a empresa é proprietária e controla todas as etapas da cadeia produtiva, e todos os empregados ainda se consideram sapateiros - uma cultura empresarial da qual Ecco é ferozmente protetora.
Os arquitetos projetaram um edifício que honrasse esses valores focando em sustentabilidade, globalidade e tradição da arte em confeccionar calçados.
Sustentabilidade
O projeto do edifício é otimizado em várias maneiras, não apenas no uso de aquecimento e resfriamento geotérmico e energia solar, mas também a própria forma circular da planta baixa faz a melhor utilização do espaço disponível, com distâncias curtas entre o edifício e uma mínima perda de calor, com uma área reduzida. Pode ser classificado como um edifício PlusEnergy não apenas por ser autossuficiente energeticamente, mas por produzir energia suficiente para contribuir com o consumo do antigo centro de conferências ao lado do novo edifício.
Globalidade
A planta baixa circular é dividida em quatro seções, cada um dos quais se inspira em um dos quatro cantos do mundo. Em termos de decoração dos interiores e ambiência geral, as quatro seções possuem temas Escandinavos, da Ásia, África e América. No interior, os temas são expressos através de pequenas variações discretas em mobiliário e objetos de decoração, cores e materiais e no exterior, nas cores e origens das plantas do jardim.
A tradição da habilidade de sapataria
A escolha dos materiais reflete a filosofia da Ecco em utilizar produtos naturais. Os pisos são de borracha e de madeira, as paredes são feitas de concreto e madeira, e as luminárias dos quartos do hotel são cobertas de couro confeccionadas pelos próprios funcionários da Ecco. Os arquitetos transformaram a qualidade dos materiais, a habilidade que envolve a sapataria e o design no em temas que permeiam o edifício, reforçando a marca da Ecco e dando aos usuários a experiência dos valores da empresa.